Estou neste exato momento bebendo um bom chá de hortelã e lá fora faz 15º C, Foi exatamente isso que me inspirou a falar desta erva que simplesmente amo.
O vento suave, aroma de hortelã;
As flores se abrindo, o café saindo;
Pão de queijo geleia e maçã.
Frase de: Chagas Neto
Um dos motivos para amar, é a sua ligação com uma fada chamada Minthe, em outros lugares você encontra os nomes: Minta ou Menta. Existe em mito muito legal relacionado a ela, vamos dar uma olhada?
O mito de Minthe
Na mitologia Grega, Minthe era uma náiade que vivia alegremente no rio Cócito, como o rio é um dos domínios de Hades, era muito comum que eles se encontrassem. Sua beleza de fato era extremamente reconhecida, tanto é que o próprio Deus, caiu sob os seus encantos, sendo assim um amor recíproco.
Minthe então passou a ser a concubina do poderoso deus do submundo. Esse amor todo acabou deixando o coração da bela ninfa tão alegre que ela se gabava por ser a ninfa mais bela do reino, falava a todas e a todos que encantara o coração de Hades e mais tarde seria a nova soberana do submundo tomando o lugar da própria Perséfone esposa do deus.
Sua alegria não durou muito, chegou aos ouvidos de Perséfone e esta logicamente ficou furiosa, e foi de encontro com a ninfa, pisando forte por onde passava. A deusa com o ciúmes a flor da pele brigou com a Ninfa e a jogou no chão, pisoteando-a e chutando-a, como último ato de raiva transformou a ninfa de água doce em uma planta, conhecida hoje como Menta, ou Hortelã.
Hades, com pena de sua bela amante, tentou a todo custo remover o feitiço de sua esposa, mas percebeu que este era impossível. Com um aperto no coração por tudo isso ter acontecido ele decidiu dar-lhe um último presente, concedendo um aroma único, que mesmo sendo pisado ficará cada vez mais forte.
Outra versão do mito
Existe outra versão que diz que a Ninfa era uma namorada do Deus, mas este durante uma jornada acabou vendo a doce Koré pelos campos e se apaixonou, levando-a ao submundo. Minthe furiosa por ser traída, falava para todo mundo que era mais bonita que Perséfone e que um dia iria retirá-la de seu trono. Deméter, mãe de Perséfone, indignada por ver as palavras amargas da ninfa, parte ao ataque, pisando-a e batendo, para então transformá-la numa planta, a Menta.
A hortelã era uma das plantas utilizadas nos rituais funerários da Grécia, junto ao alecrim e a murta, e não somente para amenizar os odores da decomposição, assim como fazia parte dos ingredientes da bebida enteógena feita com cevada fermentada dos iniciados nos ritos eleusinos, e que lhes dava a esperança na vida eterna.
Correspondências da hortelã na magia
A hortelã, passou a ser associada desde então ao submundo, tanto é que Minthe é conhecida como a Ninfa do submundo.
Possui um princípio masculino e é associado ao elemento ar e os planetas Mercúrio e Vênus, outras fontes ligam diretamente com Plutão. (por que será, né?)
Usos mágicos:
- Trazer dinheiro
- Ótima para Cura
- Aumenta a força verbal
- Aumenta sua Sorte
- Concede boas viagens
- Projeção astral
- Magia com sonhos
Algumas dicas mágicas:
Não poderia faltar algumas outras ideias para você usar no seu dia a dia.
- Beba em forma de chá para adicionar força às nossas palavras.
- Coloque hortelã no seu sapato e mantenha-o lá para evitar a má sorte.
- Coloque hortelã fresca no seu altar para atrair as fadas.
- Faça uma pulseira ou um colar para se proteger contra doenças.
- Coloque folhas de hortelã sob o travesseiro para ajudar nos sonhos proféticos.
- Levar na bolsa ou na carteira para atrair dinheiro.
- Realizar regressões, ou adentrar a mundos sutis.
- Confere coragem, ajudando a vencer o medo.
- Também é indicado par ganhos financeiros.
- Tonifica os músculos e renova as energias.
- Contribui para amaciar a pele e tem um excelente efeito desodorizante.
- Antibactericida.
- Purifica o ambiente.
- Inalando o vapor, descongestiona as vias nasais e cura dor de cabeça.
- Alinha nossa mente com as intenções do feitiço.
- Lavar o cabelo com o chá de hortelã, deixa-o mais saudável, além de estimular a atividade mental, e remove o embotamento (dificuldade de se expressar).
Minha receita para o chá
Bom, com tantas dicas maravilhosas e depois de apresentar tantos benefícios, deixarei aqui a minha receitinha pessoal.
Para uma xícara de água utilizo 5 folhas de hortelã.
Então misturo tudo num bule e adiciono uma colher de sopa de mel.
Deixo ferver por alguns minutos e pronto, está feito o chá.
Algumas pessoas não gostam de ferver as folhas junto com a água. Pessoalmente prefiro juntar tudo, pois acredito que extrai mais o gosto da planta e consequentemente suas propriedades
Comentários (2)
Lonan Sorinsays:
07/12/2023 at 19:30Vou ver o que vou aprontar com as minhas hortelãs aqui! :3
Aedan Gribnoysays:
08/12/2023 at 18:39Aproveite essas lindas, amo demais hortelã